31 agosto 2014

Tema: Entre o prazer e a necessidade.Um olhar critico sobre a prostituição.


O outro lado da prostituição

      A troca de favores sexuais por dinheiro é uma atividade que foi praticada por mulheres quando as primeiras civilizações se formavam. Embora antiga,a prostituição também está presente nos dias de hoje e tem crescido exponencialmente,visto que a sociedade sexista e movida pelo capital contribui ainda mais para o comércio do sexo. Comércio este que quando não é feito de forma clandestina é realizado por necessidade e ambos proporcionam a exploração sexual.

      Desde séculos passados até hoje a mulher é vista como objeto de desejo,feita para satisfazer o apetite sexual do homem, e por isso é ela que ocupa os bordeis e principais avenidas. A partir dai a prostituição não mais se torna marginalizada, mas está presente em filmes e livros visto como fruto de prazer.

      Em contrapartida, a prostituição também apresenta seu lado oculto baseado na necessidade e busca por melhorias de vida. Uma pesquisa feita pelo Instituto de Proteção à Mulher apontou que 68% das mulheres,que estão no comércio do sexo,afirmam ser impulsionadas pela má condição econômica e falta de oportunidade. Sendo assim,elas encontram no mundo da prostituição uma válvula de escape.

      Nesse contexto,há também o tráfico humano que tem crescido principalmente na America Latina jovens,na maioria meninas, são vítimas da exploração sexual. Inocentemente acabam caindo na lábia de malfeitores que dizem levá-las para um emprego remunerado mas quando chegam ao destino são mantidas na miséria e sujeitas a violência física e emocional.

     Portanto,percebe-se que a prostituição não se refere apenas a troca de prazer, mas sim a ausência de escolhas. Desse modo,é preciso que haja mais oportunidades no mercado de trabalho.E é necessário,também,um maior vistoriamento por parte dos órgãos públicos,para erradicar a exploração sexual em crianças e adolescentes.
                                                                                                                                         
                                                                                                                        Aluna: Nathalia Emmanuella
Professor: Diogo Didier


Nenhum comentário:

Postar um comentário